opinião

A vocação dos cristãos leigos e leigas



Este ano de 2018 foi dedicado, pela CNBB, (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), ao lacaito, ou seja, aos cristãos leigos e leigas.

Quem são os cristãos leigos e leigas? São todos aqueles e aquelas que foram batizados, mas não receberam nenhuma outra consagração (ordem); são todos os renascidos para a vida da graça e formam a maioria do povo de Deus.

Ser cristão é um dom do Espírito Santo; é uma vocação conferida pela força do divino Espírito Santo no batismo e na confirmação, não para si mesmo, mas para servir como evangelizadores. Logo, ao recebermos esses sacramentos, todos nós nos tornamos aptos a sermos discípulos missionários de Jesus Cristo. Comprova-se isso com o que diz documento de Aparecida: "Não se começa a ser cristão por uma decisão ética ou por uma grande ideia, mas pelo encontro com um acontecimento, com uma Pessoa, que dá novo horizonte à vida e, com isso, uma orientação decisiva". (DAp 12)

Como vemos, a vocação cristã nasce e se alimenta do encontro permanente e renovado com o Senhor Jesus e é vivida e nutrida em comunidade cristã. Aqui, portanto, reside a beleza, a grandeza e a dignidade de ser cristão.

Claro, formamos um só corpo, mas muitos são os ministérios, muitas são as funções que enriquecem o corpo na riqueza e na diversidade de dons e serviços, para a edificação da eclesial e da sociedade. Os ministérios confiados aos cristãos leigos e leigas revelam a criatividade do Espírito Santo na vida da Igreja.

Neste ano dedicado ao laicato, os cristãos leigos e leigas são insistentemente interpelados a assumirem sua vocação específica de serem sal da terra e luz do mundo (Mt 5,13-14), dando sua indispensável contribuição na transformação da sociedade. Eles são, como afirma o documento de Puebla (1979), a Igreja no coração do mundo e trazem o mundo para o coração da Igreja.

É exatamente neste vasto e complexo mundo das relações humanas, como, por exemplo, na família, no bairro, na educação, na saúde, na política, na economia, na indústria, em cada ambiente, assim como na igreja, que os leigos e leigas exercem sua vocação específica a modo de sal, fermento e luz.

Esta participação brota do coração mesmo da missão da Igreja, inspirada no núcleo do Evangelho, no mistério da encarnação: "A Palavra se fez carne e veio morar entre nós" (Jo1,14). Os cristãos leigos e leigas são iluminados pelo modo de Deus: 'Ele desce e entra em nosso mundo e em nossa história para assumir em tudo nossa existência. Assim, para eles serem fiéis ao Cristo devem "descer" e "entrar" em tudo o que é humano para impregná-lo da força do Evangelho.

Sendo assim, no exercício de sua vocação e missão, os cristãos leigos e leigas são conclamados a viver a santidade no mundo em que vivem e atuam, sem medo, sem tristeza, sem hesitação, pelo contrário, com alegria e urgência que exige a sociedade de hoje.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

O comportamento de manada em multidões e redes sociais Anterior

O comportamento de manada em multidões e redes sociais

Para inglês ver Próximo

Para inglês ver

Colunistas do Impresso